Candidíase

CANDIDÍASE

A candidíase se configura como uma doença causada pela produção de um fungo chamado Candida albicans ou Monília. Também é conhecida como Monoliase Vaginal. Este fungo já está presente em nosso corpo naturalmente. Porém, por ser encontrado em pequenas quantidades, não provoca nenhum sintoma. A causa do desenvolvimento é porque o fungo passa a ser multiplicado em grandes quantidades, formando infecções que trazem diversos sintomas. Trata-se de uma doença que pode atingir tanto mulheres quanto homens de diferentes idades. A candidíase pode se desenvolver em diversas partes do corpo: corrente sanguínea, boca, garganta, genitálias, unha e pele. Justamente por isso, a doença se divide em diversos tipos de acordo com cada uma dessas áreas.

É Preciso que estejamos sempre atentos, pois a candidíase também pode ser desenvolvida em regiões do corpo muito quentes e úmidas. O que significa que até a forma de nos vestirmos pode influenciar na multiplicação dos fungos. Portanto, mulheres que costumam usar roupas muito apertadas ou permanecer muito tempo com vestes molhadas como roupas de academia ou biquínis molhados estão propensas a contrair a doença por aumentarem a temperatura e umidade da cavidade vaginal. As mulheres que também tem o costume de exagerar durante o banho na limpeza das partes íntimas também devem tomar cuidado.

A candidiase também é considerada por muitos médicos como uma doença sexualmente transmissível (DST) porque pode ser transmitida pelas relações sexuais desprotegidas onde um dos parceiros já está contaminado principalmente para a boca e para os órgãos genitais. No entanto, também pode ser desenvolvida através de outras complicações que trazem riscos à saúde como alergias, diabetes e o HPV.

Outra causa comum da candidíase é o uso de alguns medicamentos. O antibiótico, por exemplo, pode ser muito eficiente na eliminação das bactérias, porém esta ação pode favorecer a multiplicação dos fungos principalmente na região da vagina. Outro medicamento que pode levar ao desenvolvimento da doença são os medicamentos que contém hormônios femininos como pílulas de estrogênio. Isto ocorre porque o aumento da produção de hormônios também interfere na produção das leveduras. Por isso, o uso de medicamentos deve ser sempre monitorado para que seja feito em quantidades adequadas. Outro caso que se aplica ao aumento de estrogênios no corpo é a terapia de reposição hormonal, feita quando a mulher tem o intuito de reverter um quadro de infertilidade para poder engravidar.

De forma geral, os sintomas provocados pela candidíase são:

• Coceira na cavidade vaginal

• Complicações dermatológicas, respiratórias e disfunções gastrointestinais severas

• Infecções no formato de pontos;

• Edema brando;

• Pequenas manchas avermelhadas no órgão genital masculino;

• Desconforto durante as relações sexuais.

• Ardência local que causa dificuldades para urinar;

• Corrimento