telefones

(11) 3822 3312
(11) 3666 2465

Core Biopsy

CORE BIOPSY

A core biopsy se configura como um tratamento para remoção de pequenas amostras de tecido mamário com intenção de analisar presença de nódulos nas mamas, identificados por meio de exames preventivos como a ultrassonografia e a mamografia. Trata-se de um procedimento cirúrgico que deve ser efetuado somente após avaliação médica. A partir do estudo dos tecidos mamários, é possível impedir o desenvolvimento de um tumor maligno que possa evoluir para um câncer de mama, doença considerada como um dos maiores perigos para a saúde da mulher brasileira.

Embora o procedimento seja semelhante ao da punção aspirativa com agulha fina (PAAF), a core biopsy é realizada com uma agulha de espessura mais grossa que, por estar acoplada a uma pistola de punção, pode se locomover no interior da região lesionada por meio de um dispositivo. Entre as diversas vantagens que o tratamento oferece, está a redução do custo à metade, além do fato da core biopsy ser considerada como um procedimento menos invasivo. Trata-se de um procedimento seguro, com chances mínimas de infecções e hemorragias. No início do tratamento, pode ocorrer sangramento, mas este é interrompido naturalmente logo após o fim da cirurgia.

A core biopsy não requer preparo prévio. Apenas solicita-se à paciente pontualidade e que traga seus exames de mama anteriores. O tratamento inicia com a aplicação de uma anestesia local, que pode causar um certo incômodo e desconforto no paciente, que tendem a ser amenizados com o decorrer do processo. Em seguida, o médico introduz a agulha por meio da pele, colocando-a em uma posição anterior aos limites do nódulo, afim de colher pequenas quantidades de tecido sólido. O processo é acompanhado em tempo real pelo profissional pela tela do equipamento de ultrassom. O procedimento de retirada de tecidos das mamas pode ser repetido quantas vezes for necessário, até que se obtenha a quantidade desejada. O material é enviado a um laboratório para ser submetido a uma avaliação anatomopatológica, que identificará se o tumor identificado na paciente é benigno ou maligno. A partir deste resultado, o médico irá determinar quais serão os próximos passos.

Após a realização da core biopsy, é recomendado que a paciente permaneça em repouso durante alguns dias. Dependendo das atividades que exerce em seu dia a dia, recomenda-se um período de três a cinco dias.