Infertilidade

INFERTILIDADE

A infertilidade na relação conjugal é mais comum do que se pensa.. Estudos indicam que a chance de uma mulher conseguir engravidar após ter relações sexuais com seu parceiro é de apenas 20% ao mês.

Para mulheres jovens, a infertilidade conjugal só pode ser diagnosticada após um ano de tentativas de relações sexuais sem êxito. No caso de mulheres com mais de 35 anos, este prazo é reduzido para seis meses. Isto porque é um período em que os óvulos começam a parar de se multiplicar e também perdem qualidade. Desta forma, muitas vezes a fecundação do óvulo resulta em uma abortamento. Para poder tratar a infertilidade, é preciso que o casal recorra a um ginecologista para receber orientações sobre como deve proceder.

Causas:

A causa para a infertilidade conjugal pode estar atrelada tanto à complicações no corpo da mulher, quanto à complicações no corpo do homem. Isto porque, para que ocorra a gestação, é preciso que todas as fases do processo de reprodução estejam funcionando perfeitamente. Este processo inicia com a ovulação e termina com a fecundação do feto no interior do útero. É preciso entender que a infertilidade precisa ser interpretada como um problema do casal e ambos devem tentar resolvê-lo juntos. Lembrando que, pelos motivos explicados, ambos devem ser analisados.

A infertilidade feminina pode ser causada pelos seguintes fatores:

• Endometriose;

• Síndrome dos ovários Policísticos: Problema associado ao processo de ovulação, no qual disfunções hormonais dificultam ou inibem o crescimento e a liberação do óvulo;

• Alterações tubárias ou nas trompas devido a procedimentos cirúrgicos ou infecções;

• Alterações uterinas devido à infecções.

A infertilidade masculina ocorre devido a problemas na produção e exportação dos espermatozoides. As complicações interferem na quantidade, na formação e na locomoção dos mesmos. Entre as mais comuns se destacam:

• Ductos de transporte obstruídos;
• Fatores genéticos;
• Disfunções hormonais;
• Exposição à toxinas;
• Procedimentos infecciosos;
• Varicocele: Varizes na região escrotal devida à dilatação das veias do testículo.

Além disso, existem causas de infertilidade comuns a ambos os sexos como a idade avançada, baixo peso, obesidade, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis.

Tratatamentos:

Entre os tratamentos para detectar infertilidade no homem, o mais comum é o espermograma. O exame procura analisar se existem infecções na região genital e avaliar a morfologia, locomoção, cconcentração e volume do esperma. Já na mulher, a infertilidade é tratada através de cirurgias e tratamentos de reprodução humana como inseminação intra-uterina, fertilização in vitro e relação sexual programada.