Menopausa

MENOPAUSA

A menopausa é um fenômeno fisiológico que se traduz como último período menstrual da mulher que ocorre durante o climatério. Este, por sua vez, é definido como o momento em que ocorre uma transição da fase fértil para a pós-menopausa. A chegada da menopausa é declarada doze meses após o último ciclo menstrual da mulher. Trata-se de um fenômeno natural. Não pode ser considerado como doença. Essa pausa da menstruação ocorre devido a interrupção na produção dos hormônios progesterona e estrogênio pelos ovários. Costuma atingir mulheres na faixa de idade entre os 45 e 55 anos. Quando a cessação da produção de hormônios ocorre antes do previsto, ela é chamada de menopausa precoce. Quando acontece após este período, denomina-se como menopausa tardia.

Os sintomas da menopausa são decorrentes do desequilíbrio hormonal. São eles:

• Ondas de calor intensas

• Transpiração

• Palpitações, que causam risco cardiovascular

• Aumento da porosidade dos ossos, correndo risco de uma osteoporose

• Tonturas

• Excesso de sudorese durante à noite

• Depressão

• Excesso de peso devido à mudanças na distribuição da gordura corporal

• Nervosismo

• Perda de memória

• Mudanças nos órgãos genitais: ressecamento, coceira e mucosa vaginal

• Menstruação escassa

• Redução da libido

O tratamento mais eficaz da menopausa costuma ser a reposição hormonal, com a intenção de repor estrogênio e progesterona no corpo da paciente para reverter o quadro de infertilidade. Desta forma, também é possível amenizar alguns sintomas da menopausa como diminuição do prazer sexual, ressecamento da vagina, depressão e ondas de calor. Ele é feito com o auxílio de medicamentos como o THS. O tratamento no entanto não é recomendado para mulheres com hipertensão ou colesterol alto. Normalmente, após um mês, já se torna possível observar os resultados.

Também é fundamental que durante a menopausa a mulher passe a tomar alguns cuidados. O primeiro deles é não esquecer de se consultar regularmente com um cardiologista. Este período costuma facilitar também ganho de peso. O controle do peso pode ser feito com atividades físicas leves e uma alimentação equilibrada. Como é um fenômeno que costuma mexer com o psicológico da mulher, ocasionando depressão ou baixa autoestima, é indicada em alguns casos a consulta a um psicólogo. Outro costume que também deve ser perdido para a mulher evitar riscos após o início da menopausa é o hábito de fumar.